MENU

Mundo

Bombardeiro israelense atinge prédio da ONU em Gaza

Bombardeiro israelense atinge prédio da ONU em Gaza

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Bombardeiro israelense atinge prédio da ONU em Gaza

Um prédio da sede da Agência das Nações Unidas de Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNWRA) foi atingido na manhã desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, por um bombardeio de Israel na Faixa de Gaza, confirmou a Organização das Nações Unidas (ONU), segundo informações da BBC Brasil. A agência disse que cinco bombas atingiram o prédio, deixando três feridos. As operações da UNWRA estão suspensas em território palestino.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está em Tel Aviv, disse que está revoltado com o ataque. Ele afirmou que ouviu do ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, que o bombardeio foi um "erro grave".

O ataque ocorreu depois de uma noite em que a ofensiva israelense sobre a Faixa de Gaza foi intensificada. Segundo informações da BBC, soldados e veículos armados avançaram pelo bairro de Tellilawah, uma área densamente povoada no sudoeste da Cidade de Gaza, e houve conflitos com militantes palestinos. O Exército de Israel confirmou o ataque a 70 alvos no território palestino durante a noite.

O secretário-geral da ONU disse que o sofrimento em Gaza chegou a um "ponto insustentável". Já o enviado das Nações Unidas para os territórios palestinos, Richard Falk, acusou Israel de crueldade por "trancar" civis em uma zona de conflito, sem permitir a sua saída como refugiados.

O grupo internacional Free Gaza disse que um barco enviado ao território palestino, carregado de medicamentos, foi interceptado por cinco navios da Marinha israelense ainda em águas internacionais e obrigado a voltar para o Chipre, de onde tinha partido na última quarta-feira, dia 14 de janeiro. O governo israelense nega as acusações, dizendo que elas não têm fundamento.

Segundo fontes dos serviços de saúde de Gaza, pelo menos 1.028 pessoas foram mortas desde o início da ofensiva, há 20 dias, das quais cerca de 30% são crianças. De acordo com o Ministério da Saúde palestino, 4,7 mil pessoas ficaram feridas até agora. Israel afirma que 13 israelenses foram mortos no período, sendo dez soldados e três civis.

Hoje, o principal negociador de paz israelense, Amos Gilad, chega ao Cairo para conversas com o governo egípcio. Ontem representantes do Hamas estiveram no Egito e disseram que houve avanços nas negociações.

Israel pretende ouvir mais detalhes sobre uma proposta dos governos do Egito e dos Estados Unidos para bloquear a fronteira entre Gaza e o Egito e evitar o contrabando de armas. Já o Hamas fez algumas exigências para aceitar o cessar-fogo, entre elas a retirada rápida das forças israeleneses e a reabertura das fronteiras entre Gaza e Israel.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições