MENU

Brasil assume Presidência de Segurança e Justiça do Mercosul

Brasil assume Presidência de Segurança e Justiça do Mercosul

Atualizado: Quinta-feira, 6 Maio de 2010 as 3:38

O ministro da Justiça do Brasil, Luiz Paulo Barreto, assume nesta sexta-feira (7) a Presidência rotativa do setor de Segurança e Justiça do Mercosul.

Barreto será empossado durante reunião de autoridades da área judiciária de países da América do Sul, que acontece no NH City & Tower Hotel, em Buenos Aires, na Argentina. Participam da reunião representantes do Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de Brasil e Argentina.

Durante seu mandato, que vai até 31 de dezembro de 2010, Barreto disse pretender impor uma maior cooperação entre os órgãos de justiça e segurança do Mercosul e das demais nações da América do Sul, promover troca de experiências nos dois setores e implementar modelos mais ágeis e eficazes de cooperação entre os países nas áreas de justiça e segurança.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo ministro de Justiça, Segurança e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak.

O encontro debate temas como o aprofundamento de estratégias comuns de combate ao crime organizado transnacional, unificação da legislação penal e procedimentos judiciais no Mercosul e estados associados.

Também será discutida a adequação à Conferência de Haia sobre direitos humanos, para que sejam estabelecidas normas de cooperação judicial, penal, administrativa e policial entre as nações da América do Sul.

veja também