MENU

Mundo

Brasil recusa-se a discutir na ONU sanções ao Irã por programa nuclear

Brasil recusa-se a discutir na ONU sanções ao Irã por programa nuclear

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Brasil recusa-de a discutir o esboço de uma resolução com novas sanções contra o Irã por causa do acordo que ajudou a firmar na véspera, disse a enviada especial do país nesta terça-feira (18).

''O Brasil não vai participar de nenhuma discussão neste momento porque sentimos que existe uma nova situação'', disse Maria Luiza Ribeiro Viotti, durante reunião do Conselho de Segurança que discutiu a questão nuclear iraniana. ''Houve um acordo muito importante ontem.''

O acordo com as novas sanções está em discussão em reunião do Conselho de Segurança da ONU. Brasil e Turquia, que mediaram o acordo iraniano, são dois dos dez membros provisórios do Conselho, que também tem EUA, China, Rússia, Reino Unido e França como membros permanentes.

O acordo foi esboçado pelos EUA e aprovado pelos quatro membros permanentes e também pela Alemanha, que participa das negociações, segundo a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

Diplomatas das potências acreditam que a resolução deve ser votada no começo do próximo mês. O esboço deve passar por revisões ao longo das próximas semanas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições