MENU

Brasil vai ajudar a construir hidrelétrica no Haiti

Brasil vai ajudar a construir hidrelétrica no Haiti

Atualizado: Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 as 12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou em seu programa semanal "Café com o Presidente", nesta segunda-feira (22), que o governo brasileiro vai ajudar na construção de uma hidrelétrica no Haiti. Lula participa da Cúpula da América Latina e do Caribe em Cancún, no México nesta segunda e, logo depois, visitará o país devastado por um terremoto em janeiro deste ano .

"Nós pretendemos financiar empresas brasileiras e fazer a construção da hidrelétrica para ajudar a agricultura do Haiti e, ao mesmo tempo, dar energia e garantir que a indústria possa se instalar", disse.

Segundo Lula, o governo brasileiro já doou R$ 375 milhões ao Haiti, e para o plano de recuperação do país caribenho o país investirá US$ 15 milhões.

"Vou discutir com o presidente Preval quais são as prioridades e com as Forças Armadas Brasileiras o que a gente pode definir como prioridade", enfatizou.

Cuba

Durante o giro pela América Central, Lula também irá a Cuba para discutir investimentos no país. De acordo com o presidente, a Petrobras está preparando um teste de prospecção para tentar achar óleo no país. Além disso, o Brasil pretende recuperar o posto de Mariel e a rede hoteleira cubana.

"Nós pretendemos consolidar esses acordos com Cuba, porque queremos ajudar Cuba a se desenvolver", pontuou.

Lula ainda falou sobre a Cúpula da América Latina e do Caribe. Para o presidente, trata-se de um momento inédito para os países participantes, pois, pela primeira vez, os países do Caribe e da América Latina irão se reunir sem a presença dos EUA e do Canadá.

"É um fórum novo que nós criamos. A gente poderá discutir os nossos problemas com mais desenvoltura e descobrir as nossas potencialidades de troca de investimentos", destacou.

veja também