MENU

Mundo

Brasileiro preso na Líbia deve ser libertado nesta quinta, diz Suplicy

Brasileiro preso na Líbia deve ser libertado nesta quinta, diz Suplicy

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

A confirmação da prisão do repórter Andrei Netto, correspondente do jornal “Estado de S. Paulo” em Paris que estava na Líbia cobrindo os confrontos entre rebeldes e forças do regime de Muammar Kadhafi, levou os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Paulo Paim (PT-RS) a telefonar para o embaixador líbio no Brasil, Salem Ezubedi, na manhã desta quinta-feira (10), para buscar informações sobre o jornalista.

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado, os petistas anunciaram na reunião desta manhã que o diplomata garantiu que o repórter será libertado ainda nesta quinta.

Segundo Suplicy, o embaixador líbio relatou que Andrei está na cidade de Sabratha, na Líbia, e foi preso por não ter documentos para trabalhar no país.     Segundo informou o jornal na manhã desta quinta, Andrei está preso a oeste da capital Trípoli. A embaixada brasileira está tomando as providências para liberá-lo.

O jornal havia perdido todo contato direto com Netto há cerca de uma semana. Até domingo, o jornal relatou que recebia informações indiretas de que o repórter estava bem, escondido na região de Zawiya - cenário de violentos confrontos entre Kadhafi e os insurgentes, a 30 quilômetros de Trípoli. A comunicação direta com a redação - por meio de telefonemas e e-mails - havia sido propositadamente cortada por segurança, afirmavam fontes líbias ao jornal.

Segundo Paim, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou duas moções sobre o caso. “A primeira moção é de solidariedade ao jornal e também com a família do jornalista e a outra exigindo das autoridades líbias a imediata libertação do repórter”, disse Paim.

O governo brasileiro, a Embaixada da Líbia no Brasil, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a ONU e vários veículos de comunicação do Brasil e do mundo estão colaborando no sentido de garantir a integridade física e segurança do repórter, diz o jornal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições