MENU

Mundo

Brics pedem diálogo na Síria e enfatizam papel da ONU

Brics pedem diálogo na Síria e enfatizam papel da ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Rússia, China, Brasil e outros parceiros do grupo dos Brics, formado por economias emergentes, pediram à Síria que inicie conversações com a oposição e alertaram contra a intervenção estrangeira no país sem um mandato da ONU, disse o governo russo, antes do término nesta sexta-feira (25) do prazo dado pela Liga Árabe para o diálogo.

Num comunicado depois de consultas na quinta-feira, em Moscou, o comunicado das cinco nações dos Brics não menciona a ameaça da Liga Árabe de introduzir sanções à Síria por causa da repressão aos protestos, caso o país não aceitasse um acordo para permitir a entrada de observadores internacionais.

Manifestação a favor do governo de Assad exaltam o presidente em Damasco, nesta quinta (Foto: Bassem Tellawi/AP) O encontro em Moscou reuniu vice-chanceleres da Rússia e China - países que no mês passado vetaram uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de condenação à Síria -, bem como representantes do Brasil, Índia e África do Sul, que se abstiveram na votação da ONU.

Os Brics enfatizaram que 'o único cenário aceitável para resolver a crise interna na Síria é o início imediato de conversações de paz com a participação de todos os lados, como diz a iniciativa da Liga Árabe', segundo o comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Rússia.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições