MENU

Mundo

Candidata a premiê da Tailândia anuncia coalizão de governo

Candidata a premiê da Tailândia anuncia coalizão de governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:35

A candidata à primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, anunciou nesta segunda-feira uma coalizão do governo de seu partido com outros quatro partidos menores, após vencer as eleições legislativas realizadas no domingo.

O Puea Thai obteve 265 cadeiras das 500 que compõem o Parlamento nas votações que tiveram uma participação eleitoral de 75%.

A coalizão é formada pelo partido liderado por Yingluck, irmã do governante deposto Thaksin Shinawatra, e por Chart Thai Pattana, Chat Pattana Phua Pandin, Palan Chong e Mahachon.

No total a coalizão terá 299 cadeiras e o pacto implica a cessão de várias pastas ministeriais aos partidos menores, indicaram fontes do Puea Thai.

Fora da coalizão ficam os partidos Bun Khan Thai, liderado pelo até agora ministro do Meio Ambiente, Suwit Kunkhiti, e o Democrata do primeiro-ministro em fim de mandato, Abbhisit Vejjajiva, que algumas horas antes apresentou sua renúncia à chefia da legenda.

Estas eleições eram consideradas essenciais para tirar a Tailândia da espiral de violência política e reduzir o abismo que separa as elites das massas urbanas e rurais menos favorecidas, fiéis a Thaksin cinco anos após o golpe de Estado que o afastou do poder.

No ano passado, cerca de 100.000 "camisas vermelhas", em sua maioria manifestantes leais a Thaksin, ocuparam durante dois meses o centro comercial de Bancoc para exigir a renúncia de Vejjajiva. Eles foram retirados do local pelo Exército após um conflito que deixou mais de 90 mortos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições