MENU

Casa Branca quer agilizar votação de projetos na Câmara

Casa Branca quer agilizar votação de projetos na Câmara

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 9:50

Diante da perda do controle do Partido Democrata dos Estados Unidos sobre a Câmara, que ocorre a partir de janeiro, a Casa Branca vai pressionar pela aprovação de seus projetos, em bloco, até o fim deste ano. Este pacote de propostas pendentes no final do mandato legislativo, chamado historicamente de lame duck (pato manco), poderá ser a última chance de o presidente Barack Obama ver aplicadas suas receitas para o aquecimento da economia e o encaminhamento de itens prioritários da agenda externa da Casa Branca, como o acordo fechado com a Rússia para a redução dos arsenais nucleares.

O Partido Republicano, vencedor das eleições do dia 2, se opõe a essas iniciativas. O 18º lame duck da história do Congresso americano começará a ser tratado em 15 de novembro, quando ambas as Casas retomarão sua atividade. Com certeza, será um dos mais conflituosos. Os republicanos terão interesse em atrasar as votações dos projetos de Obama para janeiro, quando terão o controle da Câmara e maior presença no Senado. Já os democratas tentarão se manter coesos para, valendo-se da maioria que ainda terão nas duas Casas em 2010, aprovar todo o seu pacote no lame duck.

A discordância entre republicanos e democratas acentuou-se com as eleições de meio de mandato. Em especial, sobre questões relacionadas ao déficit fiscal americano, de US$ 1,3 trilhão até setembro, e ao endividamento público, superior a US$ 13 trilhões

veja também