MENU

Mundo

Cerca de 2 mil estudantes já fugiram da violência no nordeste do México

Cerca de 2 mil estudantes já fugiram da violência no nordeste do México

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Fugindo da onda de violência que neste ano atinge o estado de Tamaulipas, no nordeste do México e fronteiriço com os Estados Unidos, cerca de dois mil estudantes abandonaram suas cidades em direção a outros municípios no mesmo estado para continuar seus estudos, revelou uma fonte oficial nesta quinta-feira.

O subsecretário de Educação de Tamaulipas, Bladimir Martínez, assinalou que o fenômeno foi registrado nos municípios fronteiriços de Mier, Camargo, Guerrero, Díaz Ordaz e Miguel Alemán, além de San Fernando, Abasolo e Jiménez, próximos a Ciudad Victoria, capital do estado. Martinez indicou que nesses municípios houve uma redução drástica nas matrículas do nível médio, e que foi registrado aumento no número de estudantes em cidades como Victoria, Reynosa e Nuevo Laredo, também em Tamaulipas.

A migração de estudantes que fugiram da violência causou a sobrecarga de algumas escolas dos municípios que os acolheram. O funcionário do Governo de Tamaulipas disse, no entanto, que o número não pode ser considerado um "êxodo em massa", já que os dois mil estudantes representam apenas 2% do total de alunos do estado. Tamaulipas vem sendo cenário nos últimos meses de uma guerra entre os bandos Cartel do Golfo e Los Zetas, que disputam o território.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições