MENU

Mundo

Cerimônia marca a retirada das tropas norte-americanas do Iraque

Cerimônia marca a retirada das tropas norte-americanas do Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:18

As Forças Armadas dos EUA fizeram nesta quinta-feira (15), próximo a Bagdá, uma cerimônia para encerrar a guerra do Iraque .

A bandeira americana foi abaixada e retirada, simbolicamente, na presença do secretário de Defesa americano, Leon Panetta.

A retirada ocorre quase nove anos após a invasão, que provocou a queda do regime de Saddam Hussein.

Os últimos 4 mil militares americanos vão deixar o país até o fim do ano.

Bandeira americana é retirada, simbolicamente, nesta quinta-feira (15) em Bagdá (Foto: AP) A cerimônia marca  o fim de um episódio histórico, agitado e sangrento, durante o qual os Estados Unidos acreditaram que com a eliminação do ditador ganhariam automaticamente a confiança dos iraquianos.

Mas o roteiro fracassou rapidamente em consequência dos erros americanos - em particular a dissolução do Exército e dos serviços secretos ou a exclusão total dos ex-membros do Baath, antigo partido no poder.

Assim deixaram o caminho livre para uma insurreição muito violenta e não conseguiram impedir a sangrenta guerra entre xiitas e sunitas.

Na quarta-feira, o presidente americano Barack Obama elogiou um "triunfo extraordinário, que demorou nove anos", e destacou "o trabalho duro e o sacrifício" que foram necessários .

Ele também afirmou que os EUA precisam "aprender com os erros" cometidos na guerra, iniciada no governo de seu antecessor, o republicano George W. Bush.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições