MENU

Chanceler israelense desdenha de acordo com palestinos

Chanceler israelense desdenha de acordo com palestinos

Atualizado: Quinta-feira, 8 Outubro de 2009 as 12

O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, afirmou nesta quinta-feira (8) não acreditar em um acordo global com os palestinos, poucas horas antes de uma reunião com o emissário especial americano para a região, George Mitchell.

''Os que acreditam que nos próximos anos é possível chegar a um acordo global que significaria o fim do conflito não compreendem a realidade. Espalham ilusões e nos levam a um conflito geral'', declarou à rádio pública.

Lieberman se reunirá nesta quinta com Mitchell, que inicia uma nova viagem pela região, com encontros marcados com o presidente Shimon Peres e o ministro da Defesa, Ehud Barak, além do premiê Benjamin Netanyahu e o presidente palestino Mahmud Abbas.

''Vou dizer claramente que há conflitos que não acabam com uma solução global, como no Chipre, e aos quais as pessoas se acostumam'', disse o líder do partido ultranacionalista Israel Beiteinu.

''Não é possível obter um acordo global sobre temas cruciais e emocionais como Jerusalém e o direito de retorno (dos refugiados palestinos). É preciso ser realista'', completou.

''É preciso alcançar um acordo interino a longo prazo e adiar para muito depois os temas difíceis''.

veja também