MENU

Mundo

Chávez agradece a Lula e deputados brasileiros pela entrada no Mercosul

Chávez agradece a Lula e deputados brasileiros pela entrada no Mercosul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agradeceu nesta quarta-feira (16) ao governo e aos deputados e senadores brasileiros pela aprovação no Senado brasileiro do ingresso de seu país no Mercosul, e disse que esperará com paciência que esse trâmite também se cumpra no Paraguai.

À ''dura batalha'' pela ratificação parlamentar do ingresso da Venezuela no Mercosul ''é preciso agradecer a Lula e a toda sua equipe... Aos empresários, a muitos deputados'', disse Chávez em Copenhague, onde se encontra para assistir à Cúpula sobre a Mudança Climática.

O Senado brasileiro ratificou na terça (15), após quase cinco horas de debates que se somaram a uma jornada completa desenvolvida na semana passada, o tratado de adesão da Venezuela ao Mercosul (Mercado Comum do Sul).

O tratado, que os governos da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai assinaram em Caracas no dia 4 de junho de 2006, até ontem só tinha sido aprovado pelos Parlamentos argentino e uruguaio.

Chávez disse que o ingresso da Venezuela à união aduaneira ''custou muito, porque há muitos interesses que se opõem a essa união do Sul''.

O chefe de Estado ressaltou que uma das vantagens da participação de seu país pertença ao Mercosul é que ''através da Venezuela'' os países sul-americanos ''chegam ao imenso Caribe''.

''O ingresso da Venezuela acaba com os limites do chamado Cone Sul (...) isto é algo histórico'', afirmou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições