MENU

Mundo

Chávez é operado por câncer em Cuba, anuncia Venezuela

Chávez é operado por câncer em Cuba, anuncia Venezuela

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

Segundo ministro de Comunicação e Informação, presidente venezuelano mostrou \'absoluta confiança de que vencerá os obstáculos\'

O ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, anunciou nesta terça-feira que a operação do presidente Hugo Chávez contra o câncer está em andamento em Havana \"de acordo com o protocolo estabelecido\". Segundo a autoridade, o líder venezuelano mostrou \"absoluta confiança de que vencerá os obstáculos\".

O anúncio foi o segundo feito por Villegas nesta terça. Horas antes ele pediu em rede nacional que a população rezasse por Chávez ao anunciar que ele passava pelos procedimentos \"pré-operatórios\".

\"Foi iniciado o protocolo pré-operatório para a intervenção cirúrgica à qual se submeterá o líder da revolução bolivariana nesta terça 11 de dezembro de 2012\", disse quase duas horas depois de o presidente do Equador, Rafael Correa, afirmar que a operação de Chávez \"estava em curso\".

No comunicado, Villegas afirmou que o poder Executivo fez um chamado para que o povo \"permaneça unido em oração\" pela saúde do presidente. \"Sua equipe médica transmitiu seu otimismo com o sucesso da operação\", disse o ministro.

Chávez nomeou o vice-presidente e ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, como sucessor para liderar a sua revolução socialista caso ele fique incapacitado. Maduro, de 50 anos, um ex-motorista de ônibus e ativista sindical, não tem o carisma de seu chefe e seu talento político, mas representaria a continuidade das políticas caso ele tenha de assumir.

 

<p class="\&quot;" \"="">A nomeação de Maduro, no entanto, irritou alguns na oposição da Venezuela, que dizem que os eleitores - e não Chávez - decidirão quem lhe sucederá se uma eleição for realizada no prazo de 30 dias de sua saída do cargo, como manda a Constituição. \"A Venezuela não é uma monarquia com um príncipe como herdeiro\", disse o líder de oposição Antonio Ledezma.

Se for realizada uma eleição, o candidato da oposição Henrique Capriles, que perdeu para Chávez em uma eleição presidencial em outubro, mas obteve o recorde de 6,5 milhões de votos para a oposição, poderia ter uma segunda chance de chegar ao poder.

Acredita-se que Chávez está internado no hospital Cimeq, em Havana, segundo algumas fontes políticas em Caracas, embora nenhuma informação oficial sobre a situação seja divulgada a partir de Cuba.

*Com Reuters, BBC e AP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições