MENU

Chávez é recebido por Raúl Castro em Cuba para tratamento de câncer

Chávez é recebido por Raúl Castro em Cuba para tratamento de câncer

Atualizado: Domingo, 17 Julho de 2011 as 9:04

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 56 anos, chegou a Cuba no final da noite de sábado (16), onde começa seu tratamento com quimioterapia contra um câncer. Chávez foi recebido no aeroporto de Havana pelo presidente Raúl Castro e pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez.

Raúl Castro cumprimenta Chávez e sua filha Rosa Virginia no aeroporto de

Havana na noite de sábado (16) (Foto: Revolution Studios/Cubadebate/Handout/Reuters)

  Em Caracas, o venezuelano se mostrou entusiasmado antes do embarque. "Não é tempo de morrer, é tempo de viver. Espero estar de volta em poucos dias, regressarei melhor do que quando fui. Estou seguro de que teremos sucesso, nunca amei tanto a vida como a estou amando", afirmou.

Chávez não definiu quanto tempo ficará em Cuba, mas a Constituição venezuelana permite ausência por até 90 dias.

Ele disse que seus médicos não encontraram novas células malignas em seu corpo após a cirurgia que realizou em Havana, em 20 de junho, para extrair um tumor canceroso na região pélvica. Mas o risco de metástase continua existindo. O governo não dá detalhes sobre a doença nem revela a gravidade.

Esta foi a 1ª vez em 12 anos que Chávez delegou parte de seus poderes e atribuições administrativas. O vice-presidente, Elias Jaua, terá poder, por exemplo, de expropriar terras e empresas, alterar orçamentos e nomear ou suspender funcionários públicos. Mas Chávez continuará despachando de um escritório em Havana.        

veja também