MENU

Chávez 'vende' eletrodomésticos a preços baixos na Venezuela

Chávez 'vende' eletrodomésticos a preços baixos na Venezuela

Atualizado: Quinta-feira, 16 Setembro de 2010 as 9:56

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lançou na noite desta quarta-feira (15) um programa para a aquisição de eletrodomésticos chineses a preços baixos ou a crédito, a onze dias das eleições legislativas.

O programa 'Minha casa equipada' consiste na distribuição de eletrodomésticos chineses através de redes estatais de venda, onde os venezuelanos poderão comprá-los por preços mais baixos que o do mercado ou com crédito de até 100% de financiamento.

"Se ela fosse comprar uma geladeira no capitalismo, gastaria toda a pensão. Estamos protegendo-a", disse Chávez a uma mulher que acabara de negociar uma linha de crédito. "Vamos entregar os créditos para dignificar a vida do povo", acrescentou, ao anunciar o projeto em um ato no palácio presidencial.

Na noite do lançamento, cerca de 45 pessoas receberam créditos para adquirir eletrodomésticos no valor de US$ 28 mil.

O 'Minha casa equipada' é um programa que faz parte dos convênios bilaterais adotados entre Venezuela e China. Trata-se de um contrato de compra com a empresa Haier Electric Appliances, que prevê a aquisição de um primeiro lote de mais de 300 mil equipamentos eletrodomésticos.

A Venezuela enfrenta uma recessão econômica e uma forte inflação, que já acumula 19,9% nos primeiros oito meses do ano.

No dia 26 de setembro, os venezuelanos irão às urnas para renovar a Assembleia Nacional, em um pleito considerado crucial para a continuidade de Hugo Chávez no poder.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também