MENU

Mundo

Chefe da agência nuclear da ONU se diz 'preocupado' com Coreia do Norte

Chefe da agência nuclear da ONU se diz 'preocupado' com Coreia do Norte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukiya Amano, expressou nesta quinta-feira (2) "grande preocupação" com as recentes revelações de um cientista americano a respeito de uma nova usina de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte.

"Com grande apreensão, fui informado de recentes relatórios relativos a uma nova instalação de enriquecimento de urânio, assim como à construção de um novo reator de água leve", na República Popular Democrática da Coreia, declarou Amano, em seu discurso de abertura do conselho de diretores da AIEA, que se reúne em Viena.

Há alguns dias, um cientista americano afirmou ter visitado uma nova e ampla usina de enriquecimento de urânio, com centenas de centrífugas, na usina de Yongbyon, a 100 km da capital Pyongyang. A imprensa estatal norte-coreana confirmou as informações .   Os 35 diretores da agência da ONU iniciaram nesta quinta-feira sua tradicional reunião de fim de ano, que deve terminar na sexta-feira.

O polêmico programa nuclear do Irã é o tema dominante do encontro, mas a questão da política nuclear da Síria e a proposta dos Estados Unidos de criar um banco internacional de combustível nuclear também devem ser discutidas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições