MENU

Mundo

Chefe da ONU pede que Israel suspenda bloqueio a Gaza

Chefe da ONU pede que Israel suspenda bloqueio a Gaza

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante visita a Campala, capital de Uganda; ele pediu o fim do bloqueio à faixa de Gaza

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira (1º) que Israel suspenda seu bloqueio a Gaza, dizendo que, se Israel tivesse atendido aos chamados internacionais para isso, o ataque a uma frota de barcos com ajuda humanitária não teria acontecido.

Ban deu entrevista à agência Reuters em Campala, capital de Uganda.

- Se o governo israelense tivesse atendido aos chamados internacionais e ao meu forte, urgente e insistente pedido para suspender o bloqueio a Gaza, isso não teria acontecido.

Israel deteve ou deportou na terça-feira centenas de ativistas que estavam no comboio com ajuda humanitária, que tinha o apoio da Turquia, e que foi interceptado na segunda-feira. Entre eles, estava a cineasta brasileira Iara Lee.

O Conselho de Segurança da ONU pediu uma investigação imediata e digna de crédito sobre a operação, que deixou ao menos nove mortos.

Ban afirmou que outra questão "mais deprimente" é a de que Israel precisava liberar os detidos e enviar a ajuda humanitária para Gaza, ressaltando que ele estava participando das negociações sobre o assunto com o Estado daquele país e a equipe da ONU no local.

Israel impôs o bloqueio a fim de enfraquecer o movimento islâmico palestino Hamas, que tomou o controle da faixa territorial na costa do Mediterrâneo em 2007.

Participando de uma conferência em Campala sobre o Tribunal Penal Internacional, o primeiro tribunal permanente do mundo para crimes de guerra, Ban também elogiou o trabalho do organismo que tem sede em Haia.

Ban rejeita críticas sobre violência na África

O secretário-geral da ONU ainda rejeitou as críticas sobre a violência contínua na África, como na República Democrática do Congo, e afirmou que operações de paz "robustas e efetivas" foram empregadas.

- Mas, considerando o tamanho do território e a complexidade do pano de fundo político em todos esses países, às vezes há um limite para cobrir toda a área do continente africano.

Ele acrescentou que as operações de paz necessitam de apoio do Estado.

Na última sexta-feira, o Conselho de Segurança autorizou a retirada de até 2.000 soldados da força de paz da ONU no Congo ao longo do próximo mês, mas não prometeu novos cortes, apesar da pressão do governo local para a retirada das tropas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições