MENU

Chega a 10 o número de mortos nas enchentes próximas a Machu Picchu

Chega a 10 o número de mortos nas enchentes próximas a Machu Picchu

Atualizado: Quarta-feira, 27 Janeiro de 2010 as 12

Chega a dez o número de mortos nas enchentes próximas a Machu Picchu, no Peru. Dois mil turistas, entre eles 100 brasileiros, estão isolados na região.

A cidade de Machu Picchu, ponto forte do turismo peruano e patrimônio da humanidade, se transformou em um drama para milhares de turistas.

O principal acesso à região é por trem, mas desde o fim de semana a linha férrea está bloqueada em mais de cinco pontos por causa dos deslizamentos de terra. As condições climáticas dificultam o trabalho das equipes de resgate, que vêm retirando os turistas com helicópteros.

Uma jovem argentina de 20 anos e um guia peruano, que percorriam uma trilha rumo à cidade inca, morreram em um deslizamento.

De acordo com as autoridades peruanas, é a mais grave enchente em 15 anos. Os turistas que estão em Machu Picchu dizem que já faltam suprimentos e que famílias inteiras estão dormindo em galpões, porque a cidade não tem capacidade para abrigar tantas pessoas ao mesmo tempo.

Machu Picchu, o símbolo mais grandioso do império inca, fica a 1.100km da capital, Lima, e é uma das principais atrações turísticas do Peru. A chuva não teria atingido o sítio arqueológico.

veja também