MENU

Mundo

Chega a 132 o número de mortos por tornado no Missouri

Chega a 132 o número de mortos por tornado no Missouri

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

O número de mortos pela devastador tornado que arrasou a cidade de Joplin, no estado americano do Missouri, subiu de 125 para 132, enquanto que o número de desaparecidos caiu de 232 para 156, disseram funcionários da prefeitura local nesta sexta-feira (27).

A forte redução no número de desaparecidos foi constatada depois que o departamento de Segurança Pública de Missouri descobriu que 90 das 232 pessoas reportadas na quinta-feira como desaparecidas estavam vivas, disse o porta-voz Seth Bundy.

As autoridades admitem que muitos dos desaparecidos podem estar mortos, mas destacam que um cálculo completo é impossível de ser feito no momento.

"Há pessoas na lista de desaparecidos que, na verdade, estão no necrotério", disse Bundy. "Quantos? Não podemos especular", completou.

Segundo o porta-voz, os funcionários têm trabalhado 24 horas por dia para analisar o DNA, investigar as pessoas desaparecidas e falar com familiares.

Contudo, o processo é lento e provoca angústia entre os familiares das vítimas, que não têm sido autorizados a ingressar ao necrotério de Joplin para fazer um reconhecimento visual dos corpos.

"O reconhecimento dos familiares não seria 100% exato e nosso objetivo é atingir 100% de precisão", disse a diretora adjunta de segurança pública do Missouri, Andrea Spillers.

O porta-voz da prefeitura de Joplin, Lynn Onstot, informou que mais de 600 voluntários e 50 equipes com cães continuam fazendo buscas entre os escombros deixados pelo tornado que arrasou a cidade de 50.000 habitantes.

Visita de Obama

O presidente americano, Barack Obama, que regressará no sábado ao país após uma visita de cinco dias à Europa, assistirá no domingo a uma cerimônia em memória dos falecidos, anunciou a Casa Branca.

O presidente verá pessoalmente a devastação causada pelas tormentas e visitará os membros das comunidades que "têm perdido tanto durante os mortais tornados da semana passada".

Joplin foi varrida pelo pior tornado dos últimos 60 anos nos Estados Unidos, que registrou ventos de até 320 km/h e deixou um rastro de destruição de 6,4 km de distância e mais de um quilômetro de largura.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições