MENU

Chega a 408 o total de mortos por tsunami na Indonésia

Chega a 408 o total de mortos por tsunami na Indonésia

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 10:18

Já passa de 400 o número de mortos pelo tsunami que atingiu a Indonésia. De acordo com Agus Prayitno, do centro de manejo de desastre da província de Sumatra Ocidental, 303 pessoas estão desaparecidas. As equipes de resgate acreditam que "muitos dos corpos desapareceram no mar", disse Harmensyah, o dirigente do centro. O total de mortos pelo tsunami e o terremoto de magnitude 7,7 ocorridos sob o Oceano Índico chegou hoje a 408.

Dezenas de feridos estavam em um hospital lotado, incluindo um bebê de dois meses órfão. Eles descansam sobre esteiras ou simplesmente no chão, enquanto água caía de goteiras no teto, em meio ao difícil atendimento às vítimas. O bebê, com os pulmões cheios de líquido e cortes no rosto, dormia em um berço.

"Precisamos de médicos, especialistas", disse a enfermeira Anputra no pequeno hospital em Pagai Uatara, uma das quatro principais ilhas da cadeia de Mentawai, atingida pelo tsunami na segunda-feira.

O vulcão Monte Merapi entrou em erupção na terça-feira a mais de 1.300 quilômetros da área atingida pelo tsunami, matando mais 33 pessoas na Indonésia. O vulcão voltou a entrar em erupção hoje, porém a pressão nele parece menor e há menos chances de uma nova grande erupção. Não há novas informações sobre danos ou feridos pelo Monte Merapi.    

veja também