MENU

Mundo

Chile levanta alerta de tsunami na Ilha da Páscoa, mas mantém na costa

Chile levanta alerta de tsunami na Ilha da Páscoa, mas mantém na costa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:52

O governo do Chile levantou o alerta de tsunami que valia para a Ilha da Páscoa,  anunciado após o forte terremoto da véspera na costa nordeste do Japão. Cerca de 4 mil moradores voltaram às zonas costeiras na ilha chilena do Oceano Pacífico.

A decisão foi tomada com base nos dados do americano Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico e do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico local, segundo Rodrigo Hinzpeter, ministro do interior.

O alerta de tsunami continua valendo, por precaução, para o litoral continental chileno, onde moradores foram retirados de cerca de 20 localidades. Ondas de até dois metros chegaram a alguns locais, mas sem dano, disse o ministro.

O país foi bastante afetado por um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 8,8 em 27 de fevereiro.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, dos EUA, levantou os alertas emitidos na véspera, e a maioria dos países também cancelou seus alertas locais, depois que as ondas chegaram ao litoral provocando poucos estragos.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições