MENU

Mundo

China convida Kim e novos líderes da Coreia do Norte para visita

China convida Kim e novos líderes da Coreia do Norte para visita

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O presidente chinês, Hu Jintao, convidou o líder norte-coerano, Kim Jong-il, e o novo grupo de líderes do país para uma visita, informou a agência de notícias Xinhua nesta segunda-feira. Entre os novos integrantes da liderança norte-coreana está o filho e futuro sucessor de Kim.

O convite foi feito a Kim por Zhou Yongkang, uma importante autoridade do Partido Comunista da China, que esteve em Pyongyang para participar das comemorações do Dia Nacional norte-coreano, no domingo. A data marcou a ascensão pública do filho de Kim como líder designado para a Coreia do Norte.

A China é o único grande apoio diplomático e econômico da Coreia do Norte -- uma nação comunista pobre e isolada --, mas o governo chinês tem cutucado Kim para aderir à reforma econômica e retomar negociações que visam encerrar seu programa nuclear. Kim já visitou a China duas vezes neste ano.

Segundo a Xinhua, Zhou afirmou que a China quer trabalhar com a Coreia do Norte para "proteger escrupulosamente e desenvolver constantemente a amizade e a cooperação" entre os dois países.

Nos últimos anos a China buscou fortalecer as relações bilaterais e aumentar a assistência e o investimento no país vizinho. Para a China, a Coreia do Norte serve de zona de equilíbrio de poder contra os Estados Unidos e seus aliados na região.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições