MENU

Mundo

China diz que punirá supermercados por preços abusivos

China diz que punirá supermercados por preços abusivos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) na China informou nesta quarta-feira (26) que encontrou práticas de preços abusivos em algumas das lojas de grandes varejistas estrangeiros no país.

O órgão ordenou o confisco da receita que os supermercados obtiveram com as supostas práticas ilegais, bem como multas de cinco vezes o valor desses lucros - ou de até 500 mil yuans (US$ 76 mil) nos casos em que não houve lucro ilegal ou que o ganho não pode ser calculado, destacou a comissão.

A decisão ocorre em um momento em que as pressões inflacionárias permanecem altas na China, agravadas pelo período de pico do consumo nos feriados do Ano Novo e do Ano Novo Lunar. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês acelerou inesperadamente no quarto trimestre do ano passado, apesar de uma série de medidas de aperto adotada por Pequim.

A comissão listou 11 lojas em várias cidades que teriam apresentado irregularidade. Entre elas, a cobrança maior que os preços estabelecidos nos rótulos dos produtos. Todos os supermercados na China devem evitar essas práticas, disse a NDRC, acrescentando que vai reforçar o acompanhamento dos preços no período do Ano Novo Lunar.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições