MENU

Mundo

China diz ser favorável a acordo nuclear iraniano

China diz ser favorável a acordo nuclear iraniano

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O governo da China anunciou nesta terça-feira (18) que é favorável ao acordo de troca de combustível nuclear iraniano em território turco, assinado na segunda-feira (17) por Irã, Brasil e Turquia.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, disse que o acordo colabora com a busca de uma solução pacífica para a questão nuclear iraniana.

- Apoiamos o acordo, consideramos importante. Esperamos que isto ajude a promover uma solução pacífica à questão nuclear iraniana.

A proposta de acordo nuclear mediada pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece que o Irã deverá enviar 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento (3,5% de grau de pureza) à Turquia em troca do combustível nuclear enriquecido (20% de grau de pureza) para um reator usado em pesquisas médicas em Teerã.

No entanto, as potências ocidentais, lideradas pelos EUA, manifestaram desconfiança sobre a real intenção do Irã de respeitar os termos do acordo.

Estados Unidos, França, Reino  Unido e Alemanha, assim como Israel, acusam o Irã de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil, insinuação que Teerã nega. Esses país propõem novas sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) contra a República Islâmica.

A China, país aliado do Irã, defende o diálogo e é contra novas sanções, mas pode ser forçada a aprovar uma nova rodada de retaliações devido à pressão dos outros membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Reino Unido, França e Rússia).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições