MENU

Mundo

China lança nave sem tripulantes para tentar acoplamento em órbita

China lança nave sem tripulantes para tentar acoplamento em órbita

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

A China lançou com sucesso nesta terça-feira (1º) uma nave espacial sem tripulantes que tentará executar um acoplamento com um módulo de teste em órbita, o que constitui uma nova etapa do programa que pretende estabelecer uma estação espacial permanente do país até 2020, anunciou a agência oficial Xinhua.

A nave Shenzhou VIII, que servirá de módulo de treinamento, foi lançada nesta terça-feira às 5H58 (19H58 de Brasília, segunda-feira) da base de Jiuquan (noroeste), no deserto de Gobi.

O Shenzhou VIII vai se acoplar ao Tiangong-1, um módulo de teste lançado em 29 de setembro, a uma altitude de 343 km, uma operação considerada crucial na conquista do espaço.

Em 2012, a China vai executar outros acoplamentos com duas naves, Shenzhou IX e Shenzhou X, uma delas tripulada.

Foguete que leva a Shenzhou VIII é lançado do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan,

nesta terça-feira (1º) (Foto: AFP) Duas mulheres treinam para esta missão e devem ser as primeiras chinesas astronautas.

A China, como aconteceu com seu primeiro voo espacial tripulado, tenta recuperar o atraso tecnológico em relação a Estados Unidos e Rússia no setor, com a reprodução de experiências executadas por estes países nos anos 1960.         FOnte: G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições