MENU

Mundo

China para 54 trens de alta velocidade por problemas técnicos

China para 54 trens de alta velocidade por problemas técnicos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:31

Um total de 54 trens de alta velocidade da linha Pequim-Xangai, inaugurada recentemente, serão retirados de operação por "problemas técnicos", informou nesta sexta-feira (12) a fabricante das composições, a China CNR Corp.

"A China CNR Corp (...) retira 54 trens de alta velocidade fabricados por nossas filiais (...) para realizar análises sobre certos problemas técnicos", revela o grupo em comunicado enviado à Bolsa de Xangai.     A medida permitirá "efetuar uma revisão para garantir a qualidade e a segurança" dos trens, explica o comunicado.

O governo chinês anunciou na quinta-feira (11) a suspensão de todos os projetos de construção de ferrovias, três semanas após o acidente com dois trens de alta velocidade que deixou ao menos 43 mortos e 200 feridos no fim de julho.

Alta velocidade

A China está investindo bilhões de dólares na c onstrução de malha ferroviária de alta velocidade . No dia 30 de junho, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao inaugurou oficialmente a linha de alta velocidade, com custo avaliado em US$ 33 bilhões, entre Pequim e Xangai.

Os grandes investimentos transformaram o setor em foco de corrupção. Segundo uma auditoria estatal, pessoas ligadas à direção das construtoras desfalcaram no ano passado 187 milhões de iuanes (US$ 29 milhões) na linha que liga as cidades de Pequim e Xangai.

Trem de alta velocidade entre Pequim e Xangai é testado na China (Foto: Reuters)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições