MENU

Mundo

China propõe abandonar pena de morte para crimes econômicos

China propõe abandonar pena de morte para crimes econômicos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

A China anunciou nesta segunda-feira um projeto para reduzir o número de crimes que são punidos no país com a pena de morte.

Se o projeto for aprovado, condenados por 13 crimes econômicos, não violentos, não estarão mais sujeitos à pena capital.

A proposta reduz de 68 para 55 o número de crimes sujeitos à pena de morte.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o projeto, enviado para a aprovação do Congresso Nacional do Povo, tem o objetivo de proteger melhor os direitos humanos no país.

Ainda não há indicações sobre quando a mudança na lei poderia entrar em vigor.

Entre os 13 crimes que poderão ficar livres da pena capital pela nova legislação estão o tráfico ilegal de relíquias culturais, metais preciosos e animais raros para fora do país, atividades fraudulentas com notas fiscais e letras de crédito e evasão de impostos, entre outros.

"Considerando a atual realidade econômica e de desenvolvimento social da China, a remoção apropriada da pena de morte de alguns crimes econômicos não violentos não afetará negativamente a estabilidade social ou a segurança pública", afirmou Li Shishi, diretor da Comissão de Assuntos Legislativos do Congresso Nacional do Povo.

Sensibilidade

A China não revela oficialmente o número de pessoas executadas a cada ano, mas organizações internacionais acreditam que esse número possa chegar aos milhares.

Se esse número for verdadeiro, a China sozinha executaria mais condenados do que todos os outros países do mundo juntos.

Os líderes do país parecem mostrar sensibilidade às críticas internacionais ao excesso de execuções.

Em 2007, a China já havia alterado suas leis para garantir que todas as sentenças de morte tivessem que ser aprovadas pela Suprema Corte do Povo, a mais alta instância judicial do país.

Essa mudança teria levado imediatamente a uma redução no número de execuções.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições