MENU

Chuvas matam 10 e desalojam 300 mil na Índia

Chuvas matam 10 e desalojam 300 mil na Índia

Atualizado: Segunda-feira, 13 Setembro de 2010 as 8:43

Dez pessoas morreram e 300 mil precisaram abandonar suas casas por causa dos deslizamentos de terra causados pelas intensas chuvas no nordeste da Índia.

Avalanches de lodo enterraram pontes, escolas e casas em três distritos do Estado indiano de Arunachal, perto da fronteira com a China.

"A devastação causada pelas inundações e deslizamentos foi grande e oito pessoas morreram, ontem, em situações como desabamento de casas", disse o ministro-chefe de Arunachal, Dorjee Khandu.

No estado de Assam, outras duas pessoas morreram nos últimos três dias por causa das chuvas de monção, que causaram o deslocamento de 300 mil cidadãos de 250 povoados.

O nordeste da Índia é uma das regiões mais atingidas pelas chuvas do país. No entanto, os estados de Uttar e Bihar são os que costumam ser mais castigados pela monção devido à precariedade das infraestruturas dos imóveis. Na capital, Nova Délhi, o Rio Yamuna transbordou, obrigando 2.000 famílias a deixarem suas casas. O nível da água começou a baixar, mas seguia acima do normal neste domingo (12).

veja também