MENU

Mundo

Ciclone Pat destroi 90% dos prédios de ilha do Pacífico Sul

Ciclone Pat destroi 90% dos prédios de ilha do Pacífico Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Cerca de 90% dos edifícios da ilha Aitutaki, nas Ilhas Cook (Pacífico Sul), foram seriamente danificados pela passagem do ciclone tropical Pat, o que forçou as autoridades a decretarem estado de emergência, segundo a Cruz Vermelha da Nova Zelândia.

O próprio refúgio contra ciclones de Arutanga, principal localidade da ilha, perdeu seu teto, assim como muitos outros imóveis.

As autoridades ainda não divulgaram dados sobre mortes, apenas sobre dois feridos, que estão se recuperando, segundo a rádio do Pacífico "ABC".

Aitutaki, que depende do setor turístico, tem uma população de aproximadamente 2 mil habitantes, e recebia cerca de 100 visitantes quando Pat alcançou a costa.

O responsável para o Turismo das Ilhas Cook na Nova Zelândia, Chris Ingram, garantiu que os hotéis em Aitutaki foram pouco afetados, e os clientes não sofreram nada além de um susto.

"Os turistas e habitantes locais foram transferidos a centros protegidos na ilha, o que contribuiu, sem dúvida, para não haver vítimas mortais", acrescentou Ingram.

O governo neozelandês ofereceu ajuda às Ilhas Cook e está preparado para enviar material tão logo receba pedidos.

A Cruz Vermelha enviou assistência, contêineres de água, material de primeiros socorros e outros objetos para cobrir necessidades básicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições