MENU

Mundo

Cidade de Nova York proíbe fumo em espaços ao ar livre

Cidade de Nova York proíbe fumo em espaços ao ar livre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Os personagens da Disney Mickey e Minnie Mouse são vistos em Times Square, um dos lugares onde é proibido fumar em Nova York (09/11/2010)

Entrou em vigor na segunda-feira em Nova York uma lei que torna ilegal fumar na maioria das áreas ao ar livre, incluindo os 1,7 mil parques, 22,4 quilômetros de praias públicas, piscinas públicas, centros de recreação e outros espaços sob jurisdição do Departamento de Parques e Recreação.

O fumo também ficou proibido em praças de pedestres como a Times Square, a Herald Square e a Coney Island Boardwalk. Assinada pelo prefeito Michael Bloomberg em fevereiro, depois de ter sido aprovada pela Câmara da cidade, a proibição tem o objetivo de ajudar a coibir a exposição passiva ao cigarro e diminuir a quantidade de sujeira nas ruas.

O fumo passivo causa perto de 50 mil mortes por ano, e os efeitos colaterais podem incluir câncer de pulmão, infecções respiratórias e asma, de acordo com o site da Associação de Pulmão dos EUA. As bitucas de cigarro correspondem a 75% dos dejetos encontrados nas praias de Nova York, de acordo com comunicado no site de Bloomberg.

"O fumo nos parques e praias não apenas prejudica as pessoas que tentam usufruir desses espaços recreativos, também causa sujeira que atrapalha a beleza dos parques", disse Bloomberg antes de sancionar a lei.

A cidade de Nova York trilha o mesmo caminho de 105 municípios (em Estados que incluem a Califórnia, o Havaí, Massachusetts e New Jersey) que baniram o fumo em praias públicas, de acordo com o grupo de defesa Americanos pelos Direitos dos Não Fumantes. Grandes cidades incluem Los Angeles, Minneápolis e Seattle.

Em Estados como Califórnia, Texas, Illinois, Minnesota e New Jersey, 507 municípios impõem lei que proíbem parques, ou especificamente alguns deles, a permitir o fumo. Grandes cidades incluem Los Angeles, São Francisco e Salt Lake City. Porto Rico proíbe o fumo em todos os parques e praias.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições