MENU

Mundo

Cidade lembra 100 anos da saída de Titanic

Cidade lembra 100 anos da saída de Titanic

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

Com um minuto de silêncio e o desfile de mais de 600 crianças portando fotografias das vítimas do Titanic, a cidade inglesa de Southampton lembrou nesta terça-feira (10) a partida do navio, ocorrida há cem anos em seu porto.

A cerimônia lembrou os mais de 500 moradores de Southampton que morreram no famoso acidente marítimo e começou às 12h30 locais (8h30 de Brasília), mesma hora em que o Titanic iniciou sua viagem em 10 de abril de 1912.

Além disso, um navio saiu para percorrer em seu porto o mesmo trajeto que o Titanic, enquanto a cidade inglesa fazia um minuto de silêncio para lembrar as 1.523 vítimas do acidente.

As autoridades aproveitaram a data para inaugurar o museu SeaCity, que contém uma seção permanente dedicada ao transatlântico que afundou cinco dias após sua partida com destino a Nova York após a colisão com um iceberg.

O museu, que custou 18 milhões de euros, explica, através da história de alguns membros da tripulação, a importância que o naufrágio teve para esta cidade inglesa, que conta com o maior número de monumentos dedicados ao Titanic.

"Queríamos contar a história de Southampton e do Titanic, sobretudo a história de sua tripulação, já que nunca antes foi contada', disse à agência Efe Maria Newbery, curadora da exposição.

Dos 897 membros da tripulação do luxuoso navio, a grande maioria, 714, eram moradores de Southampton. Após sua colisão contra um iceberg, morreram 685 de seus tripulantes, dos quais 538 estavam recenseados na cidade inglesa.

O museu SeaCity recria o convés do navio pelo qual passeavam os ricos viajantes da primeira classe, um camarote e inclusive a sala de máquinas.

Por meio de fotografias, vídeos e som ambiente se mostra como era a vida desta população portuária há cem anos e se apresentam muitos detalhes da variada tripulação do transatlântico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições