MENU

Mundo

Cientistas descobrem causa da conservação de fósseis na Alemanha

Cientistas descobrem causa da conservação de fósseis na Alemanha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

EFE

Substância gordurosa conservou ossos dos animais pré-históricos do sítio paleontológico de Messel exatamente como eram

Cientistas descobriram que a substância gordurosa na qual se transformam tecidos de animais mortos (adipocira) é a causa da boa conversão dos esqueletos animais do sítio paleontológico de Messel, no sul da Alemanha, anunciou nesta quarta-feira Instituto de Pesquisa Senckenberg de Frankfurt.

Segundo os analistas, as bactérias responsáveis pela deterioração dos tecidos animais não eram rápidas suficientes para decompor a camada de gordura dos animais mortos, explicou o instituto.

Desta maneira, os animais pré-históricos de Messel, considerado patrimônio natural mundial, passaram de um estado de saponificação (textura semelhante a um sabão) para fóssil duro sem se decompor e se conservam até hoje em bom estado.

"Os esqueletos de fósseis vertebrados se conservam geralmente como uma coleção de ossos dispersos de forma caótica", afirmou o instituto.

Em Messel, no entanto, a situação é diferente, pois os ossos dos animais pré-históricos do local estão dispostos exatamente como eram.

"Durante décadas, a razão pela qual os esqueletos não se deterioraram representava um enigma sem resposta", declarou Krister Smith, do departamento de Senckenberg para investigação de Messel.

Para resolver o enigma, o cientista analisou junto ao paleontólogo Michael Wuttke um lagarto ("Geiseltaliellus maarius") muito bem conservado.

Após a morte do animal pré-histórico, o cadáver foi depositado no fundo do lago Messel, onde geralmente os microorganismos presentes na água decompõem qualquer corpo orgânico e só os ossos permanecem.

No entanto, "a água do fundo de lago carecia de oxigênio", o que durante um período prolongado freou a decomposição do tecido brando, indicou Michael Wuttke.

"Nestas condições, as bactérias não são capazes de dissolver em sua totalidade a gordura dos cadáveres", explicou o paleontólogo.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições