MENU

Mundo

Colômbia decretará emergência social na fronteira com Venezuela

Colômbia decretará emergência social na fronteira com Venezuela

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

A Colômbia informou nesta terça-feira que decretará estado de emergência social na região fronteiriça com a Venezuela. O governo emitirá medidas de caráter extraordinário para ajudar milhares de pessoas atingidas pela crise diplomática entre ambos os países.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse a jornalistas que irá reunir seus ministros para decretar a eliminação temporária da cobrança do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) sobre produtos têxteis, de vestuário e calçados.

O estado de emergência social pretende beneficiar especialmente o departamento de Norte de Santander, o mais habitado na região fronteiriça, assim como os de Guajira e Arauca.

Uribe disse que suavizará os requisitos para constituir zonas francas, ou seja, áreas nas quais empresários podem fundar empresas e se beneficiar do pagamento de impostos muito mais reduzidos que no resto do país.

"Tenho fé, gostaria de antecipar a vocês, o governo está trabalhando desde a semana passada e acho que está tudo pronto para decretá-lo", disse o mandatário.

A Venezuela rompeu na semana passada as relações diplomáticas com a Colômbia em reação à denuncia de Bogotá de que Caracas estaria abrigando 1.500 guerrilheiros em seu território, com a aparente tolerância do governo do presidente Hugo Chávez.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições