MENU

Colômbia diz estar aberta ao diálogo com a Venezuela

Colômbia diz estar aberta ao diálogo com a Venezuela

Atualizado: Terça-feira, 10 Novembro de 2009 as 12

O chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, disse nesta terça (10) que o ''espaço de interlocução'' com a Venezuela ''está aberto'', apesar das ameaças proferidas pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Bermúdez disse em Nova Délhi, na Índia, onde está em visita oficial, que ''a opção de manter um diálogo com a Venezuela'' está aberta.

O chanceler afirmou que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, telefonou ''várias vezes'' para Chávez, e que ele fez o mesmo com seu colega Nicolás Maduro, ministro das Relações Exteriores da Venezuela. ''Não tivemos resposta, mas nós achamos que quando há dificuldades, é preciso aprofundar as relações, não rompê-las'', acrescentou.

Bermúdez se referiu às declarações que Chávez fez no último domingo. Nesse dia, ao declarar que tem medo de a Colômbia ser usada pelos Estados Unidos em uma ''agressão aberta'', o venezuelano pediu as seus soldados que se ''prepararem para a guerra''.

A Presidência colombiana respondeu Chávez no mesmo dia, dizendo que levaria suas ''ameaças de guerra'' à ONU e à Organização dos Estados Americanos (OEA). Além de ressaltar que ''o espaço para o diálogo está aberto'' à Venezuela, Bermúdez afirmou que é ''importante recorrer aos foros multilaterais em temas tão sensíveis''.

''Em questões de alta sensibilidade, você tem que agir com três critérios: firmeza, para defender os interesses nacionais; cautela, para não cair em provocações desnecessárias; e muita audácia, porque é preciso sempre buscar alternativas''.

O chanceler também defendeu as relações de seu país com os EUA, seu principal parceiro comercial e ''um aliado importante na luta contra o narcotráfico e o terrorismo''.

veja também