MENU

Mundo

Colunista britânico é acusado de inventar entrevistas

Colunista britânico é acusado de inventar entrevistas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Um proeminente colunista britânico se envolveu em um escândalo --e uma verdadeira comoção no Twitter-- depois de admitir ter apresentado declarações de trabalhos escritos de diversos autores como se tivessem sido ditas a ele em entrevistas.

Johann Hari, colunista do "The Independent", disse em um post em seu blog que usou as declarações "roubadas" quando seus autores expressavam o mesmo sentimento da entrevista concedida a ele. "Mas disseram mais claramente em texto do que em discurso".

Em alguns casos, ele chegou a acrescentar a descrição das condições em que as aspas haviam sido ditas.

Hari se defendeu dizendo que já conversou com outros entrevistadores e que este comportamento é uma "prática normal".

No Twitter, o assunto "interviewsbyhari" (entrevistas de Hari) ficou nos trending topics, os assuntos mais comentados no microblog.

Hari, um dos colunistas de centro-esquerda mais proeminentes do Reino Unido, já ganhou o prêmio Orwell por suas colunas políticas. A organização do prêmio disse apenas que estava consciente da controvérsia.

Os jornais britânicos são tradicionalmente menos rígidos na atribuição de declarações do que os americanos, por exemplo. Mas escândalos são raros no jornalismo do país. O último caso do tipo foi no fim dos anos 80, quando o repórter Boris Johnson foi demitido do "The Times" por inventar uma declaração.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições