MENU

Mundo

Com 44 mil militares, Japão e EUA iniciam suas manobras conjuntas

Com 44 mil militares, Japão e EUA iniciam suas manobras conjuntas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Cerca de 44 mil militares dos Estados Unidos e Japão participarão a partir desta sexta-feira, 3, das maiores manobras conjuntas realizadas pelos dois países, destinadas a interceptar eventuais ataques com mísseis contra o arquipélago japonês.

Segundo a agência Kyodo, os exercícios se desenvolverão até o dia 10 nos arredores de bases militares no Mar do Japão e perto do arquipélago de Okinawa e das ilhas Nansei.

Participarão das manobras 34 mil soldados japoneses e dez mil americanos, além de 40 navios japoneses e 20 dos EUA, entre eles o porta-aviões nuclear George Washington. Militares da Coreia do Sul serão observadores dos exercícios. Os exercícios também contarão com 250 aviões japoneses e 150 americanos, assim como destróieres japoneses equipados com o sistema antiaéreo Aegis, capaz de interceptar mísseis balísticos.

O objetivo das manobras é responder a eventuais ataques com mísseis balísticos e defender as distantes ilhas japonesas.

É a primeira vez que militares da Coreia do Sul participam como observadores de exercícios dos Exércitos de Japão e EUA, o que foi interpretado como uma mostra de unidade frente à ameaça norte-coreana na região.

Coreia do Sul e Estados Unidos concluíram na quarta-feira seus exercícios militaresconjuntos no Mar Amarelo, em resposta ao ataque norte-coreano contra uma ilha sul-coreana, o que causou a morte de quatro pessoas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições