MENU

Mundo

Combatentes do novo governo da Líbia chegam ao centro de Sirte

Combatentes do novo governo da Líbia chegam ao centro de Sirte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

Um grupo de combatentes leais ao novo governo provisório da Líbia conseguiu entrar nesta terça-feira (11) no centro da cidade de Sirte, onde revistavam casas e ruas antes de assumir o controle do local.

Um grupo de reconhecimento de 30 combatentes entrou na praça central da localidade, sem encontrar resistência direta das forças leais ao ex-ditador Muammar Kadhafi.   Os combatentes avançavam de casa em casa e com cobertura, como proteção dos francotiradores.

Eles tentavam verificar a eventual presença de combatentes e encontraram uniformes militares abandonados e restos de comida.

A sede da polícia foi tomada, segundo um jornalista da France Presse no local.

Combatente rebelde 'bate bola' após tomada de bairro da cidade líbia de Sirte nesta segunda-feira (10) (Foto: AFP)

  Grande parte das tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) estava a menos de um quilômetro do centro da cidade natal de Kadhafi.     Em outra região do país, dezenas de civis tentavam passar pelo posto de controle de Shumayh, a 30 km de Bani Walid, ante a iminência de combates entre partidários e adversários de Kadhafi.

"Dizem que os combates começarão. Na cidade não há médicos, nem água nem energia elétrica", afirmou um chefe de família ao volante de um automóvel com quatro mulheres que usavam o véu muçulmano.

Ele disse que mais de 20 mil civis permanecem na cidade de Bani Walid, que fica 170 km ao sudeste de Trípoli, cidade tomada pelos rebeldes no final de agosto.

Desde a tomada da capital, o CNT, apoiado pelas potências ocidentais, tenta organizar um governo de transição. Kadhafi, desaparecido desde então, promete resistência.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições