MENU

Mundo

Comissão Europeia piora perspectiva econômica da Grécia

Comissão Europeia piora perspectiva econômica da Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

A Comissão Europeia piorou nesta quarta-feira a perspectiva da economia grega, o que pode provocar ainda mais temores nos mercados, já abalados pelo risco de contágio da crise de Atenas para outras capitais.

A economia da Grécia, que deve receber uma grande ajuda internacional, sofrerá uma recessão de -3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, contra -0,3% previsto em novembro, com uma contração da atividade de 0,5% em 2011.

Ao mesmo tempo, Bruxelas melhorou as previsões econômicas para 2010 no conjunto da Eurozona, incluindo a Espanha, ao projetar um crescimento médio dos 16 países do bloco de 0,9% do PIB e uma recessão mais leve para o país ibérico, de -0,4% do PIB.

No conjunto da Eurozona, o PIB crescerá 0,9%, contra 0,7% da previsão de fevereiro. Bruxelas manteve a projeção de 1,5% para 2011. Ano passado, os países que compartilha a moeda única registraram uma forte recessão de -4,1%.

Para a Espanha, país que nos últimos dias concentrou as inquietações dos mercados pela situação de suas finanças públicas, o Executivo comunitário prevê uma recessão em 2010 de -0,4%, contra -0,6% anunciado em fevereiro. Ao mesmo tempo, prevê um crescimento em 2011 de 0,8%, contra 1% projetado anteriormente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições