MENU

Mundo

Comissária da ONU pede detalhes "precisos" sobre morte de Bin Laden

Comissária da ONU pede detalhes "precisos" sobre morte de Bin Laden

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

OSLO - A alta comissária de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, pediu nesta quinta-feira, 5, que o governo americano divulgue detalhes da operação que matou Osama Bin Laden no Paquistão no domingo, a fim de esclarecer a legalidade da ação.

"Aguardo a divulgação completa dos fatos precisos. Acredito que não apenas o meu escritório, mas qualquer um tem o direito de saber exatamente o que aconteceu", disse ela a repórteres em Oslo, capital da Noruega. "As Nações Unidas condenam o terrorismo, mas também têm regras básicas sobre como deter atividades terroristas. Isto deve ser feito respeitando as leis internacionais."

A legalidade da operação que matou o líder da Al-Qaeda vem sendo alvo de questionamentos, especialmente depois que os Estados Unidos confirmaram que Bin Laden não estava armado no momento em que foi morto.

'Desconforto'

Na quarta-feira, a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional disse que os militares americanos deveriam ter capturado Bin Laden vivo se ele não estava com armas.

Por sua vez, nesta quinta-feira, o líder da igreja anglicana, arcebispo Rowan Williams, disse que o assassinato de uma pessoa desarmada causava desconforto. "Creio que a morte de um homem desarmado sempre vai deixar uma sensação desconfortável porque não parece que se fez justiça", disse ele.

"Nestas circunstâncias, acredito ser também verdade que a diferentes versões sobre o que aconteceu que surgiram nos últimos dias também não ajudam", completou.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições