MENU

Comunidade mundial critica ação de Israel contra frota de ajuda a Gaza

Comunidade mundial critica ação de Israel contra frota de ajuda a Gaza

Atualizado: Segunda-feira, 31 Maio de 2010 as 9:32

Países e organizações condenaram nesta segunda-feira (31) a ''força desproporcional'' usada no ataque de tropas de Israel a um comboio que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, provocando mortes e feridos. Eles também pediram investigações mais aprofundadas das circuntâncias dos ataques.

Os EUA, tradicionais aliados de Israel, afirmaram apenas que ''lamentam'' a perda de vidas e os feridos e disseram que investigam o que realmente ocorreu.

Leia abaixo algumas das repercussões:

''É vital que seja feita uma investigação completa.'' - Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

''Os Estados Unidos lamentam profundamente a perda de vidas e os feridos, e está trabalhando para entender as circunstâncias que cercam a tragédia.'' - William Burton, porta-voz da Casa Branca

''Os governos da Alemanha sempre reconheceram o direito de defesa de Israel, mas este direito deve acontecer dentro de uma resposta proporcional.'' - Ulrich Wilhelm, porta-voz do governo da Alemanha.

''O ato desumano do regime sionista contra o povo palestino e o fato de impedir que a ajuda humanitária destinada à população chegasse a Gaza não é um sinal de força, e sim de fragilidade deste regime.'' - Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã

veja também