MENU

Mundo

Conflitos entre Tailândia e Camboja avançam pelo terceiro dia

Conflitos entre Tailândia e Camboja avançam pelo terceiro dia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Os conflitos na disputada zona fronteiriça entre o Camboja e a Tailândia avançaram pelo terceiro dia neste domingo (24). Tiros e explosões foram ouvidos dos dois lados da região fronteiriça. Os confrontos já deixaram ao menos seis cambojanos e quatro soldados tailandeses mortos, de acordo com a agência AFP. A agência Reuters fala em ao menos 11 mortos na região.

Os novos confrontos começaram por volta das 10h deste domingo, afirmaram testemunhas, no pior derramamento de sangue desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu em fevereiro o cessar-fogo permanente.

Os dois países vizinhos promovem uma série de confrontos nos últimos anos na disputada floresta da fronteira, que até hoje não foi completamente demarcada, parcialmente por conta de suas minas terrestres.

Ambos lados concordaram, em 22 de fevereiro, que militares desarmados da Indonésia permanecessem ao longo da fronteira. A Tailândia, contudo, quer que a questão seja resolvida de forma bilateral, por uma comissão que ainda tem que demarcar a área, apesar de dez anos de estudo.

Três membros das tropas cambojanas e um soldado tailandês foram mortos no sábado (23), de acordo com porta-vozes dos dois países, um dia depois de três terem morrido de cada lado.

O ministro da Defesa cambojano acusou a Tailândia de usar "armas pesadas carregadas de gases venenosos", mas não deu mais detalhes sobre as acusações, que não puderam ser imediatamente confirmadas. O exército tailandês negou a alegação.

Abrigos

Milhares de pessoas tiveram de sair da região da fronteira em torno dos tempos Ta Moan e Ta Krabey, cerca de 150 quilômetros a oeste do tempo de 900 anos de Preah Vihear.

Na aldeia tailandesa de Kuak Ban Klang, a 30 km da cena da luta, milhares de pessoas se abrigaram em salas de aula  de escolas, depois de fugir após ouvirem explosões em suas aldeias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições