MENU

Mundo

Confronto entre xiitas e sunitas deixa feridos no Bahrein

Confronto entre xiitas e sunitas deixa feridos no Bahrein

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Várias pessoas ficaram feridas entre quinta (3) e sexta-feira (4) em confrontos envolvendo muçulmanos sunitas e xiitas em uma cidade do Bahrein , nos primeiros casos de violência sectária desde o início da atual onda de protestos no pequeno reino árabe.

Os incidentes, que se estenderam por toda a noite, foram provocados por uma disputa familiar ou um acidente de carro, ou ambos, segundo diferentes relatos. O governo disse que havia uma motivação "simples" por trás dos conflitos.

'"Havia cerca de cem pessoas envolvidas", disse um morador, enquanto helicópteros da polícia sobrevoavam o local, e ambulâncias saíam às pressas. Jovens com bastões também foram vistos deixando a área, segundo testemunhas.

Nas últimas semanas, a maioria xiita da população tem realizado protestos contra a minoria sunita governante, queixando-se de discriminação econômica e falta de direitos políticos.     Sete pessoas morreram há duas semanas por causa da repressão policial e militar aos primeiros protestos. Depois, sob pressão internacional, o governo ordenou que não houvesse mais violência contra os manifestantes.

Os confrontos de sexta-feira ocorreram horas depois de grupos de oposição anunciarem sua disposição em negociar sem pré-condições com o governo. Mas esses grupos enviaram ao príncipe regente uma carta pleiteando um novo gabinete e uma nova Constituição.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições