MENU

Confrontos matam oito no Cáucaso do Norte

Confrontos matam oito no Cáucaso do Norte

Atualizado: Terça-feira, 15 Fevereiro de 2011 as 10:47

Oito pessoas morreram nesta terça-feira (15) em confrontos entre as forças de segurança russas e supostos militantes na região majoritariamente muçulmana do Cáucaso do Norte, na Rússia, informou a agência de notícias russa Interfax.

A agência, citando uma fonte não-identificada das autoridades de segurança russas, afirmou que cinco insurgentes e três policiais morreram durante a troca de tiros na divisa entre Stavropol, região de maioria cristã, e a província de Karachay-Cherkessia, de maioria muçulmana.

Uma década depois de as forças de segurança removerem os separatistas do poder na Chechênia, na segunda de duas guerras, a violência permeia a região predominantemente muçulmana do Cáucaso do Norte, onde rebeldes querem criar um Estado islâmico.

Apesar de a violência ser rara nas áreas de maioria cristã, ataques estão em alta e analistas dizem que isso significa que a insurgência está se espalhando.

No começo deste mês, o líder islamista Doku Umarov assumiu a responsabilidade pelo atentado suicida contra o aeroporto mais movimentado da Rússia, em Moscou, no qual foram mortas 36 pessoas em 24 de janeiro.      

veja também