MENU

Mundo

Congresso de Honduras adia votação sobre restituição de Zelaya

Congresso de Honduras adia votação sobre restituição de Zelaya

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Os líderes do Congresso de Honduras decidiram nesta terça-feira (3) pedir a opinião da Suprema Corte sobre a possibilidade de restituir o presidente deposto Manuel Zelaya, adiando a convocação de uma sessão-chave para debater o futuro do líder.

A decisão desafia o acordo fechado na semana passada entre os negociadores de Zelaya e do governo de facto, sob a mediação de Washington, cujo ponto central é que o Congresso decida sobre a volta ao poder do presidente deposto.

Zelaya disse que se até a próxima quinta-feira (5) não for restituído no poder, a comunidade internacional não reconheceria as eleições gerais convocadas para 29 de novembro. O pleito poderia acabar com a pior crise política na América Central em décadas.

O acordo também prevê a formação nesta semana de um governo de unidade nacional, mas o prazo depende da decisão dos líderes parlamentares.

A Suprema Corte, cuja opinião não está vinculada à do Congresso segundo o acordo, declarou anteriormente que o golpe de Estado que destituiu Zelaya no fim de junho foi legal devido ao fato de o presidente deposto ter violado a Constituição ao querer forçar uma consulta sobre a possibilidade de reeleição presidencial.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições