MENU

Mundo

Congresso do Peru suspende cargo parlamentar de vice-presidente

Congresso do Peru suspende cargo parlamentar de vice-presidente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

O Congresso peruano suspendeu na segunda-feira (5) o vice-presidente Omar Chehade, acusado de corrupção, de suas funções como parlamentar, intensificando a pressão para que ele renuncie a ambos os cargos.

Chehade é um dos dois vice-presidentes peruanos, e também ocupa uma vaga no Congresso. Ele é acusado de pedir a um general da polícia que ajudasse seu irmão a retirar trabalhadores de uma cooperativa canavieira, de modo a facilitar os negócios com uma empresa que desejava adquirir a propriedade.

O vice-presidente e parlamentar Omar Chehade durante discurso no Congresso peruano, em novembro (Foto: Enrique Castro-Mendivil / Reuters) O político se diz inocente e resiste aos apelos do presidente Ollanta Humala para que renuncie - já que apenas o Congresso, e não Humala, tem poderes para cassá-lo.

Por ampla maioria (130 votos), o Congresso decidiu suspender Chehade por 120 dias.

Chehade já havia decidido tirar licença de algumas das suas funções enquanto se defende das acusações feitas pela procuradoria geral e por três CPIs.

Humala rompeu com seu vice e diz não ter "nenhuma relação com ele neste momento".        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições