MENU

Conservador Rosen Plevneliev é eleito presidente da Bulgária

Conservador Rosen Plevneliev é eleito presidente da Bulgária

Atualizado: Segunda-feira, 31 Outubro de 2011 as 9:50

O candidato do primeiro-ministro conservador Boiko Borissov, Rosen Plevneliev, foi eleito presidente da Bulgária no segundo turno das eleições de domingo (30), segundo resultados oficiais anunciados nesta segunda-feira (31).

De acordo com a Comissão Eleitoral, após a apuração de 98% das urnas, Rosen Plevneliev obteve 52,5% dos votos, superando o rival socialista Ivailo Kalfin, que recebeu 47,4%.

Rosen Plevneliev celebra a oficialização de sua vitória (Foto: AFP) Desta forma, os conservadores dominam os dois cargos mais importantes do Estado.

O chefe de Estado, cargo atualmente ocupado por Gueorgui Parvanov, que não podia disputar a reeleição, após dois mandatos sucessivos, tem fundamentalmente um papel de representação e autoridade moral.

A votação tinha um valor de teste para Boiko Borissov, que enfrenta as dificuldades econômicas do país, o mais pobre da União Europeia. O bloco pressiona Sófia de maneira permanente, com a cobrança de mais eficácia na luta contra a corrupção e a criminalidade.        

veja também