MENU

Contra teorias da conspiração, Casa Branca diz que Obama é americano

Contra teorias da conspiração, Casa Branca diz que Obama é americano

Atualizado: Terça-feira, 28 Julho de 2009 as 12

A Casa Branca teve que fazer um anúncio nessa segunda-feira, 27 de julho, para provar que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é mesmo um cidadão americano.

A inusitada situação aconteceu por conta de um grupo de teóricos da conspiração, chamado de 'birthers'. Na teoria, diziam que Obama nasceu no Quênia e não no Havaí. Pelas leis americanas, um cidadão que não tenha nascido nos Estados Unidos não pode ser presidente.

"Eu tenho um anúncio a dizer para eles (birthers). O presidente nasceu em Honolulu, Havaí, o 50º estado do maior país do planeta", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, que ainda mandou digitalizar a certidão de nascimento do presidente. Segundo o Departamento de Saúde do Havaí, Obama, que é filho de queniano e de americana, nasceu em Honolulu, às 19h24 de 4 de agosto de 1961.

Uma organização não partidária foi chamada ainda para examinar e atestar que a certidão é original. Tudo para acabar com a teoria sobre a falta de elegibilidade de Obama para a função.

veja também