MENU

Mundo

Copenhague: secretário da ONU pede que líderes não voltem hoje a seus países

Copenhague: secretário da ONU pede que líderes não voltem hoje a seus países

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O site oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas publicou que a COP ''se prepara para uma prorrogação''. Ainda segundo o informe publicado no site , as negociações devem ''provavelmente'' continuar durante este fim de semana.

Sem acordo à vista, os negociadores precisam de tempo extra, explica o texto. O site cita a agência de notícias Reuters para informar que a ONU pediu aos líderes que permaneçam esta noite na capital da Dinamarca.

''O secretário-geral da ONU (Ban Ki-moon) pediu às pessoas que não vão embora esta noite'', Stavros Dimas, comissário de Meio Ambiente da União Europeia, declarou à Reuters. ''Eu não posso imaginar 120 líderes voltando para seus países de mãos vazias. Todos manifestaram compromisso para combater a mudança climática. Ok, então façam isso'', complementou.

O desfecho da conferência ainda é imprevisível, mas o clima, ao menos entre a delegação brasileira, é de desânimo em relação ao fechamento de um acordo climático, conforme apurou o G1, depois do discurso do americano Barack Obama, que não avançou em relação ao que sua secretária de estado, Hillary Clinton, já havia anunciado na quinta-feira - que seu país participaria de um fundo que financie US$ 100 bilhões ao ano a partir de 2020, mas exigindo que os países desenvolvidos informem sobre as ações empreendidas com o dinheiro , o que é rejeitado por alguns deles.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seus discurso, disse que o Brasil está disposto a oferecer dinheiro para um fundo internacional de financiamento de medidas de adaptação e redução de emissões nos países pobres. ''Se for necessário o Brasil fazer um sacrifício a mais estamos dispostos a participar do financiamento'', disse.

Dirigindo-se ao presidente da COP 15, Lars Rasmussen, e ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, Lula desabafou: ''Adoraria sair com o documento mais perfeito do mundo. Mas se não conseguimos fazer até agora esse documento, não sei se algum sábio ou anjo descerá nesse plenário e conseguirá colocar na nossa cabeça a inteligência que nos faltou até agora''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições