MENU

Mundo

Coreia do Norte acusa Sul de violar fronteira marítima e ameaça agir

Coreia do Norte acusa Sul de violar fronteira marítima e ameaça agir

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

A Coreia do Norte acusou nesta terça-feira (25) sua vizinha do Sul de ter violado sua fronteira marítima e ameaçou com ações militares de represália, indicou a agência de notícias oficial KCNA (Korean Central News Agency).

Militares do Norte fizeram esta acusação em uma mensagem a seus colegas do Sul. Nessa mensagem, afirmam que nos últimos dez das dezenas de barcos sul-coreanos invadiram as águas do Norte.

A acusação acontece num momento de crescente tensão entre os dois países depois do afundamento de um barco sul-coreano no final de março em uma disputada zona do Mar Amarelo, no qual morreram 46 marinheiros sul-coreanos

Uma comissão investigadora internacional concluiu na sexta-feira passada que a corveta "Cheonan" foi afundada por um torpedo disparado por um submarino norte-coreano.

"Trata-se de uma deliberada provocação, cujo objetivo é gerar um novo conflito entre os dois países", indica a mensagem, segundo a KCNA.

Se persistirem essas invasões, a Coreia d Norte "adotará ações militares para defenser suas águas territoriais". A Coreia do Sul "será a responsável pelas consequências", afirma ainda a mensagem.

Um porta-voz do ministério da Defesa sul-coreano negou que os barcos de seu país tenham ultrapassado os limites da fronteira marítima das duas Coreais.

Por outra parte, foragidos norte-coreanos indicaram que o líder norte-coreano Kim Jong-Il colocou seu exército em estado de alerta num momento em que Seul ameaça fazer seu vizinho pagar pelo afundamento da corveta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições