MENU

Mundo

Coreia do Norte agora propõe diálogo militar com a Coreia do Sul

Coreia do Norte agora propõe diálogo militar com a Coreia do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A Coreia do Norte propôs reuniões de trabalho no âmbito militar com a rival Coreia do Sul, informou o Ministério da Defesa sul-coreano nesta quinta-feira (16), em mais um sinal de distensão na península.

As relações haviam se deteriorado depois de a Coreia do Sul e os Estados Unidos acusarem a Coreia do Norte pelo naufrágio de uma corveta sul-coreana em março, o que causou a morte de 46 marinheiros. O governo norte-coreano negou a acusação.

O aparente degelo ocorre num momento em que a Coreia do Norte sofre com dois meses de inundações, complicando ainda mais uma situação econômica em geral já precária, e ameaçando o abastecimento de alimentos aos 23 milhões de norte-coreanos. Além disso, há rumores de que o líder Kim Jong-il, doente, estaria preparando a sucessão em favor de seu filho mais jovem.

Diplomatas disseram na quarta-feira que um congresso do Partido dos Trabalhadores (comunista), que deveria reunir a elite política norte-coreana pela primeira vez em 30 anos, provavelmente foi adiado devido a "problemas internos", como qualificou a Coreia do Sul.

Segundo uma fonte do ministério sul-coreano de Defesa, a Coreia do Norte propôs que os dois países discutam a Linha Limite Norte, que na prática demarca a fronteira marítima na costa oeste da península, e o plano sul-coreano de lançar folhetos contra o regime comunista na Coreia do Norte.

Diálogos desse tipo deixaram de ser mantidos depois do incidente com a corveta sul-coreana.

A notícia surge num momento em que o comando das Nações Unidas e os militares norte-coreanos se preparam para realizar a quinta rodada de reuniões entre coronéis na localidade fronteiriça de Panmunjom, nesta quinta-feira.

O comando da ONU disse que o objetivo é definir a data, a pauta e os protocolos para uma reunião entre generais, para discutir questões do armistício relacionadas ao incidente de março com a corveta Cheonan.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições